quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Lâmpadas fluorescentes e incandescentes, qual consome mais energia elétrica?

Separamos aqui algumas curiosidades para vocês!

- As lâmpadas fluorescentes são mais econômicas que as incandescentes. Qual a diferença na taxa de consumo?

As lâmpadas fluorescentes compactas disponíveis no mercado, que se adaptam perfeitamente no lugar das incandescentes comuns, consomem 4 vezes menos energia elétrica, em média, e chegam a durar até 8 vezes mais. A diferença básica é que a lâmpada fluorescente não produz calor (que é o princípio de funcionamento de uma lâmpada de filamento). Por isso, ela é chamada de “luz fria”

-Ligar e desligar lâmpadas com muita frequência pode queimar lâmpadas ou isso é mito?

Não é mito. Nas lâmpadas incandescentes existe um filamento metálico, que produz a luz, que é constituído de tungstênio. O processo de ligar e desligar provoca um gradativo enfraquecimento desse material que, ao final, termina por se romper. Nas lâmpadas fluorescentes acontece algo parecido: o material (normalmente mercúrio) vai se depositando próximo das bases, escurecendo-as.

-As pequenas lâmpadas de stand by ou os relógios digitais de aparelhos como TV, DVD ou microondas geram consumo significativo de energia, visto que ficam ligados o tempo todo?

Por serem de tecnologia LED (iniciais de diodo emissor de luz), tais lâmpadas – sejam as de “stand by” ou o mostrador de um rádio relógio – apresentam um consumo pouco significativo. Equipamentos mais antigos, com mais de 5 anos de fabricação, podem consumir até 10 watts por hora só por estarem ligados em “stand by”. Já os equipamentos mais recentes consomem menos de 5 watts por hora, pois passou a existir uma norma técnica estabelecendo padrões sobre este quesito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário